Normas técnicas

Norma ABNT NBR 15575 - Desempenho Acústico em edificações

A partir do 19/07/2013 a norma ABNT NBR 15575, conhecida como Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais, estabelece padrões mínimos de qualidade nos isolamentos térmicos e acústicos e bom desempenho energético.

 undefined

Níveis de ruídos permitidos na habitação.

O estabelecimento do nível de desempenho deve ser compatível coma proteção da privacidade contra a intrusão de ruído de atividades nos ambientes adjacentes, como a fala, música, etc.

Diversos exemplos de cálculo e estimativa do grau de inteligibilidade podem ser encontrados em literaturas técnicas de acústica. A tabela abaixo apresenta uma estimativa simplificada do grau de inteligibilidade da fala em um recinto adjacente em função do isolamento acústico e do nível de ruído no ambiente.

Influência da DnT,w sobre a inteligibilidade da fala para ruído no ambiente interno em torno de 35 dB a 40 dB

                                             

Inteligibilidade de fala alta no recinto adjacenteIsolamento sonoro DnT,w  dB
Claramente audível: ouve e entende 35
Audível: ouve, entende com dificuldade 40
Audível: não entende 45
Não audível >50
Fonte: Adaptado da Association os Australian Acoustical Consultants,  2010.

Níveis de desempenho para medição em campo – da vedação externa

A tabela abaixo apresenta recomendações relativas a outros níveis de desempenho da diferença padronizada de nível ponderada, a 2m da vedação externa, D2m,nT,w complementando o valor normalizado da Seção 12.

Diferença padronizada de nível ponderada da vedação externa, D2m,nT,w para ensaios de campo

                                                                                                        

Classe de ruído Localização da  habitação Decibéis (dB) Nível de desempenho
I Habitação localizada  distante de fontes de ruído intenso de quaisquer naturezas > 20 dB Mínimo
> 25 dB Intermediário
> 30 dB Superior
II Habitação localizada  em áreas sujeitas a situações de ruído não enquadráveis nas classes I e III > 25 dB Mínimo
> 30 dB Intermediário
> 35 dB Superior
III Habitação sujeita a  ruído intenso de meios de transporte e de outras naturezas, desde que esteja de  acordo com a legislação > 30 dB Mínimo
> 35 dB Intermediário
> 40 dB Superior

Níveis de ruído permitidos na habitação: O estabelecimento do nível de desempenho deve ser compatível com a proteção da privacidade contra a intrusão de ruído de atividades nos ambientes adjacentes.

Norma ABNT NBR 6123 – Forças devidas ao vento em edificações

Esta norma fixa as condições exigíveis na consideração das forças devidas à ação estática e dinâmica do vento, para efeitos de cálculo de edificações. Abaixo o mapa do Brasil, onde temos a distribuição em Regiões da velocidade do vento, conforme a norma.

undefined

Norma ABNT NBR 10821 - Esquadrias externas para edificações

A Norma de Esquadrias Externas para Edificações ABNT NBR 10821 recém revisada em 2011, classifica as esquadrias e especifica três níveis de desempenho, mínimo, intermediário e superior para as janelas, portas e fachadas.

Nas partes 1, 2 e 3 desta Norma são estabelecidos os requisitos quanto à permeabilidade ao ar, estanqueidade à água, cargas uniformemente distribuídas e resistência às operações de manuseio.

A Comissão de Estudos de esquadrias em paralelo ao acompanhamento da revisão da norma de desempenho está elaborando as partes 4 e 5 da ABNT NBR 10821, para tratar dos requisitos adicionais de desempenho e da instalação e manutenção das esquadrias.

A etiqueta abaixo foi aprovada pela norma em questão e é recomendável que o consumidor exija as informações de desempenho acústico das esquadrias no momento da compra do produto.

undefined

Norma ABNT NBR 16015:2012 – “Vidro insulado: Características, requisitos e métodos de ensaio”

A ABNT publicou, no dia 1º de março, a norma ABNT NBR 16015:2012 - Vidro insulado — Características, requisitos e métodos de ensaio.

A norma define características, requisitos e métodos de ensaio de vidro insulado plano utilizado na construção civil e unidades de condicionamento térmico e/ou acústico.

Classificação do vidro insulado

Os diferentes tipos de vidro insulado se classificam segundo os vários materiais e tecnologias com que as bordas são seladas, da seguinte maneira:

c) Vidro insulado com selagem simples com espaçador orgânico com dessecantes e selantes incorporados em sua massa.

Norma ABNT NBR 14698:2001 – Vidro temperado

Esta Norma especifica os requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir a segurança, a durabilidade e a qualidade do vidro temperado plano em suas aplicações na construção civil, na indústria moveleira e nos eletrodomésticos da linha branca. Também fornece a metodologia de classificação deste produto como vidro de segurança.

Norma ABNT NBR 14697:2001 – Vidro laminado

Esta Norma especifica os requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir a segurança e a durabilidade do vidro laminado em suas aplicações na construção civil e na indústria moveleira, bem como a metodologia de classificação deste produto como vidro de segurança.

Download:

Saiba mais: